Saúde das mãos

Atendimento

(11) 2372-7634 / *(11) 96339-6152
*horário comercial, apenas marcação de consultas

Síndrome do Túnel do Carpo - Tratamento

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma das doenças mais frequentes nas mãos, principalmente nas mulheres. Consiste na compressão do nervo mediano dentro do punho. Os sintomas típicos são o formigamento das mãos e dores na palma da mão que podem irradiar por todo o membro superior. As crises são piores durante a noite ou pela manhã ou quando relacionadas a alguma atividade manual ou posição das mãos.

A Síndrome do Túnel do Carpo também pode afetar os homens, porém é muito mais comum nas mulheres após os 40 anos e no período próximo à menopausa. O Túnel do Carpo é o espaço que temos entre os ossos do punho, fechado por um ligamento espesso, formando um túnel osteo-fibroso, inelástico, por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. Como se trata de um ponto de estreitamento rígido no trajeto do nervo e dos tendões, qualquer processo inflamatório que leve ao aumento de volume das estruturas dentro deste ponto culmina com a compressão do nervo mediano, ocasionando os sintomas clássicos de dor e sensação de formigamento na mão e nos dedos. As dores podem ser irradiadas por todo o membro superior e também pode haver sensação de choque na mão e perda da força, deixando objetos cair com frequência. Os sintomas podem variar com as atividades realizadas, com a posição da mão e do punho, ou ainda com o horário do dia, sendo mais comum à noite ou pela manhã por alterações nos níveis de hormônios que causam acumulo de liquido na membrana dos tendões. Esta relação com alterações hormonais também explica porque esta doença é mais frequente em mulheres e após a menopausa. Bem como explica a relação maior com doenças da tireoide, reumatismo e diabetes.

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é fundamentalmente clínico, baseado em testes simples feitos no consultório. O exame complementar mais indicado é a Eletroneuromiografia, que mede a velocidade de condução elétrica dos nervos através de pequenas ondas elétricas emitidas por agulhas. O mais importante é saber que muitas doenças ocupacionais e inflamatórias no membro superior podem similar os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, e podem inclusive gerar alterações no exame de Eletroneuromiografia. Portanto uma consulta médica detalhada com um exame clínico específico é fundamental para o diagnóstico correto e consequentemente um tratamento adequado. Infelizmente encontramos em nosso meio pacientes com quadro de tendinites, fibromialgia e síndrome mio-fascial que são operados para tratamento da síndrome do túnel do carpo por apresentarem simplesmente alteração compatível na Eletroneuromiografia, e consequentemente não melhoraram após a cirurgia havendo inclusive piora da dor em muitos casos.

No São Paulo Hand Center a Síndrome do Túnel do Carpo é tratada conforme os conceitos mais tradicionais, para um correto diagnóstico, tendo em mente sempre que o exame clínico do paciente é o fator mais importante, e sempre utilizando o tratamento conservador como primeira escolha.
O tratamento cirúrgico só é indicado na certeza do diagnóstico clínico e na falha do tratamento conservador, e o método de escolha da nossa equipe é a vídeo cirurgia, utilizando a técnica de descompressão endoscópica do túnel do carpo.

A cirurgia convencional consiste na descompressão do nervo mediano abrindo o Túnel do Carpo através da secção do ligamento espesso que o fecha. Nesta técnica a incisão cirúrgica fica na palma da mão e pode ser um fator de complicações como cicatriz dolorosa ou hipersensível, neuromas, e aderências do nervo e dos tendões.

A técnica endoscópica é realizada por meio de micro incisão na prega do punho, fora da palma da mão, onde introduzimos uma câmera de vídeo e uma lâmina especial dentro do Túnel do Carpo. A partir da visualização dos ligamentos, podemos cortá-lo por dentro do túnel, preservando todas as suas estruturas superficiais (músculos, fáscia, subcutâneo e pele). Desta forma, a cicatriz é mínima e esteticamente imperceptível sem os riscos inerentes da cicatriz na pele da palma da mão, proporcionando uma recuperação mais rápida e menos dolorosa (veja o vídeo desta cirurgia no final deste artigo).

O link a seguir pode conter imagens fortes de lesões traumáticas ou cirurgias. Caso não esteja habituado ou não se sinta bem com tais imagens, sugerimos que evite avançar o link.

Clique aqui para visualizar o conteúdo

Video bastante ilustrativo que explica a Síndrome do Tunel do Carpo, em ingles:

Acompanhe todo o procedimento de Liberacao do Tunel do Carpo por Video clicando no video abaixo:

Para ver outros videos de cirurgias, acesse o topico Canal Youtube na pagina principal.

sindrome-do-tunel-do-carpo1.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo2.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo3.gif sindrome-do-tunel-do-carpo4.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo5.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo6.png sindrome-do-tunel-do-carpo7.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo8.jpg sindrome-do-tunel-do-carpo9.jpg