Saúde das mãos

Atendimento

(11) 2372-7634 / *(11) 96339-6152
*horário comercial, apenas marcação de consultas

Fraturas de Falanges e Metacarpos

As fraturas das falanges (fraturas dos dedos) são consideradas as mais frequentes no ser humano. Isso ocorre, devido os ossos dessa região ser menores e mais frágeis, além de estar expostos com maior frequência aos traumatismos cotidianos (domésticos, profissionais ou esportivos).

Fraturas do Escafóide e dos Ossos do Carpo

O punho (carpo) é formado por oito pequenos ossos que se articulam entre si formando a mais complexa articulação do corpo. Os traumas esportivos comumente envolvem quedas com impacto de alta energia sobre esses ossos, podendo levar a fraturas e lesões ligamentares. As fraturas mais frequentes ocorrem no osso chamado escafóide, por sua condição anatômica, em geral por uma queda sobre o punho em extensão.

Lesões Ligamentares no Punho - Ligamento Escafo-Lunato

Um importante ligamento na biomecânica do punho, que pode ser lesado por meio de traumatismos do punho e, principalmente, em atividades esportivas, é o ligamento Escafo-Lunato. Esse ligamento estabiliza a articulação entre os ossos escafoide e semilunar e sua deficiência ocasiona uma desarmonia grande na congruência dos ossos do carpo. Caso não seja restabelecida, pode em alguns anos levar ao desgaste precoce de toda articulação do punho, ocasionando o chamado “SLAC Wrist” (Scaphoid-Lunate Advanced Collapse). Como o diagnóstico desse tipo de lesão, frequentemente não é feito na lesão aguda, é comum que os sintomas de dor apareçam já na ocasião do quadro de artrose (desgaste articular) e, então, as cirurgias de reconstrução do ligamento não são mais indicadas. Assim, deve-se partir para as cirurgias de salvação como as artroplastias e artrodeses parciais e totais do punho.

Lesões da Fibrocartilagem Triangular

A Fibrocartilagem Triangular é uma estrutura fibrocartilaginosa presa aos ligamentos, que estabilizam a ulna no rádio e nos ossos do carpo. Tem dupla função: uma estabilizadora dessas articulações e outra como absorção de impacto no lado ulnar do punho (lado do dedo mínimo). Sua forma e estrutura são análogas ao do menisco no joelho e são susceptíveis as frequentes lesões nos traumatismos do punho. Sua anatomia, função e lesões foram melhores entendidas com o advento da ressonância magnética e da artroscopia do punho.

Síndrome do Túnel do Carpo - Tratamento

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma das doenças mais frequentes nas mãos, principalmente nas mulheres. Consiste na compressão do nervo mediano dentro do punho. Os sintomas típicos são o formigamento das mãos e dores na palma da mão que podem irradiar por todo o membro superior. As crises são piores durante a noite ou pela manhã ou quando relacionadas a alguma atividade manual ou posição das mãos.