As lesões da fibrocartilagem triangular são problemas na estrutura constituída por cartilagens e ligamentos, tendo como principal função a estabilização dos ossos presentes no punho, o amortecimento contra impactos, além de permitir a realização de movimentos suaves.

Essas lesões da fibrocartilagem triangular são bem comuns e acontecem, de maneira geral, depois de uma queda em que a pessoa tenta se proteger colocando as mãos no chão. Quando a cartilagem se rompe, há inflamação, inchaço, dor intensa e limitação dos movimentos das mãos.

Se as lesões da fibrocartilagem triangular não forem diagnosticadas e rapidamente tratadas, podem causar desconfortos ou até mesmo incapacidade. O diagnóstico das lesões da fibrocartilagem triangular depende de um exame clínico, que avalia a dor junto com a instabilidade da articulação, em complemento com a ressonância magnética.

Sintomas das lesões da fibrocartilagem triangular

As lesões da fibrocartilagem triangular costumam causar dor no punho, principalmente nos movimentos da mão para o lado do dedo menor ou no movimento de rotação da mão para cima. Esses movimentos, por vezes, são acompanhados de um clique que pode ser facilmente escutado.

Ainda, por conta das lesões da fibrocartilagem triangular, o punho tende a ficar inchado, instável e fraco, ficando incapaz de fazer movimentos mais simples.

Tratamento das lesões da fibrocartilagem triangular

Na SP Hand Center, centro especializado no tratamento de lesões da fibrocartilagem triangular, são feitos os diagnósticos precisos para tratar com rapidez todos os pacientes, desde lesões mais simples, que podem ser tratadas com imobilização, fisioterapia e anti-inflamatórios, até lesões maiores, que necessitam de cirurgia.