As lesões de nervos periféricos são disfunções que ocorrem nos locais que fazem parte do sistema nervoso central, que são os responsáveis pela parte motora e sensitiva dos membros superiores e inferiores. Os nervos podem estar sujeitos a qualquer tipo de lesões de nervos periféricos, como trações, fraturas, esmagamentos, estiramentos, etc.

Caso haja um comprometimento na estrutura do nervo periférico, o resultado são as lesões de nervos periféricos, ou seja, uma parada na transmissão de impulsos nervosos, o que causa alterações motoras e sensitivas, além de gerar incapacidades e diminuir a qualidade de vida.

Causas das lesões de nervos periféricos

As principais causas das lesões dos nervos periféricos são:

  • Resultados de fraturas ou por atingimento por armas de fogo;
  • Movimentos exagerados na articulação do ombro, com ou sem luxações articulares ou fraturas;
  • Pressão externa, posturas extremas durante anestesias para cirurgias, sono anormal, etc.
  • Contato com fios de alta tensão, causando um choque elétrico;
  • Injeção de drogas próximo ou dentro dos nervos;

Sinais e sintomas das lesões de nervos periféricos

A principal característica das lesões de nervos periféricos são a perda de suas funções normais, e isso depende muito do tipo do nervo que foi lesionado (se é motor ou sensorial) e do local dessas lesões de nervos periféricos. Se o comprometimento for muscular, os sintomas podem ser a fraqueza ou a paralisia. E se for sensorial, os sintomas são dores e dormências.

Tratamento para as lesões de nervos periféricos

Na SP Hand Center, depois de um exame neurológico detalhado, localiza as possíveis lesões de nervos periféricos, aplicando o tratamento que for mais indicada para o tipo da lesão que foi encontrada. Uma das técnicas para detectar as lesões e todo o seu processo é o Sinal de Tinel, que causa uma sensação de formigamento na distribuição dos nervos.

Depois de identificadas as causas que levaram às lesões de nervos periféricos, o profissional responsável indica o tratamento que for mais adequado pelo paciente que estiver com alguma das lesões de nervos periféricos.