A lesão no ligamento escafolunar do punho é uma lesão na estrutura do punho que une os ossos escafoide e semilunar, importantes na movimentação do punho. Sendo assim, uma lesão no ligamento escafolunar do punho, dependendo de seu tamanho, pode comprometer a mobilidade dos punhos. Normalmente, a lesão no ligamento escafolunar do punho acontece depois de um trauma, ou seja, quedas ou entorses.

Os ligamentos do punho atuam como conectores entre ossos e articulações. Para isso, precisam ter elasticidade para produzir os movimentos entre os ossos, porém é preciso que haja resistência o suficiente para que os movimentos não sejam excessivos, para que o osso não saia do lugar, o que pode causar a lesão no ligamento escafolunar do punho.

Por conta desses fatores, é importante que o diagnóstico de lesão no ligamento escafolunar do punho seja precoce, porque o quanto antes se age, melhores são os resultados.

Tratamento para a lesão no ligamento escafolunar do punho

Há dois tipos de lesão no ligamento escafolunar do punho: lesões agudas e lesões crônicas. A lesão aguda, normalmente, pode ser parcial ou completa e, dependendo dessas classificações, tratamentos mais simples, como a imobilização, ou a cirurgia podem ser indicados para corrigir essa lesão;

Já a lesão no ligamento escafolunar do punho crônica demandam uma cirurgia para corrigi-la. A cirurgia para isso se parece muito com a cirurgia para lesões no joelho, ou seja, precisa de enxertos, procedimentos para fixação, etc.

A SP Hand Center conta com uma ampla experiência no tratamento da lesão no ligamento escafolunar do punho, utilizando técnicas inovadoras e especializadas para tratar qualquer tipo de lesão.