As lesões do plexo braquial são danos causados aos nervos do plexo braquial, um conjunto de nervos que faz a condução de sinais da medula espinhal (alojada no canal espinhal da coluna vertebral) para os membros superiores.

Essas lesões do plexo braquial podem acontecer por conta de traumas, tumores ou inflamações nos ombros. Geralmente, as lesões do plexo braquial são obstétricas ou traumáticas.

  • Obstétricas: Atingem recém-nascidos, durante um parto complicado;
  • Traumáticas: Surgem de causas como acidente de transito (principalmente os que envolvem motocicletas) e esportes de contato;

Sinais e sintomas das lesões do plexo braquial

Os principais sinais e sintomas das lesões do plexo braquial são:

  • Braço flácido ou paralisado;
  • Falta de controle muscular no braço, mão ou pulso;
  • Falta de sensibilidade nos braços ou mãos;

Tratamento para as lesões do plexo braquial

O local das lesões do plexo braquial também pode influenciar muito no prognóstico e nas possibilidades de reconstruções, que pode vir desde a região da medula até as regiões do ombro e da clavícula.

O tratamento para lesões do plexo braquial incluem imobilização, terapia ocupacional ou física, e até cirurgias. Além disso, algumas das lesões do plexo braquial podem ser curadas sem a necessidade de tratamento. Normalmente, são esperados três meses antes de qualquer intervenção cirúrgica. Nessa espera, é indicado o uso de órteses e tipoias.

A SP Hand Center realiza os tratamentos para as lesões do plexo braquial, contando com uma equipe médica especializada para tratar cada caso, trazendo resultados eficientes para cada paciente.