As lesões tendinosas na mão, também conhecidas como lesões dos tendões flexores, são lesões que aparecem a partir de uma ferida na palma da mão, punho ou antebraço. Os tendões são tecidos da mão que ligam músculos e ossos.

Causas para as lesões tendinosas na mão

Geralmente, as lesões tendinosas na mão podem acontecer durante atividades do cotidiano, como cortes ao utilizar faca na cozinha, e também em atividades esportivas, como artes marciais e luta livre.

Ainda, algumas doenças podem acabar fragilizando os tendões, como a artrite reumatoide, muito comum em idosos, deixando-os mais propensos às lesões tendinosas na mão.

Sintomas das lesões tendinosas na mão

O principal sintoma das lesões tendinosas na mão são, justamente, os ferimentos que são suficientemente profundos para lesionar um tendão. Além disso, dores aparecem quando o dedo é dobrado e, em alguns casos, não é possível dobrar totalmente, juntamente com hipersensibilidade e dormência na ponta do dedo.

Diagnóstico das lesões tendinosas na mão

A partir dos sintomas de lesões tendinosas na mão apresentados, exames clínicos e físicos são realizados, para analisar, também, o histórico médico do paciente. Durante o exame físico, são avaliados mobilidade, capacidade de força e sensibilidade do paciente ao toque na região lesionada.

Tratamento para as lesões tendinosas na mão

A equipe da SP Hand Center tem experiência em tratar as lesões tendinosas na mão, desde lesões crônicas até a reparação de lesões agudas, e entende que o tratamento cirúrgico é muito importante, pois consegue reparar as lesões tendinosas na mão de maneira imediata, evitando os processos de infecção no local lesionado.