O dedo em gatilho é uma inflamação no tendão responsável por dobrar os dedos, fazendo com que o dedo afetado fique sempre dobrado, mesmo que se tente abri-lo, causando uma intensa dor na mão.

Além disso, o dedo em gatilho provoca a formação de um nódulo na base do dedo, responsável por um estalo (lembrando o barulho de um gatilho), durante o fechar e o abrir do dedo.

Na maioria das vezes, o dedo em gatilho tem cura através da prática de exercícios de fisioterapia. Porém, em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária.

Principais sintomas do dedo em gatilho

Os principais sintomas do dedo em gatilho incluem:

  • Dor na base dos dedos e/ou na palma da mão;
  • inchaço no dedo afetado;
  • Endurecimento do dedo afetado;
  • Dedo dobrado que, ao tentar abrir, faz um estalo doloroso que lembra um gatilho;

Normalmente, esses sintomas do dedo em gatilho aparecem com maior intensidade no período da manhã, por conta da inatividade e do aumento do inchaço que pode acontecer durante a noite.

Tratamento para dedo em gatilho

O tratamento para o dedo em gatilho depende muito da fase em que a inflamação se encontra. Porém, o início sempre é com medicações anti-inflamatórias e de fisioterapia especifica, e depois para uma eventual cirurgia.

A cirurgia para tratar o dedo em gatilho libera o tendão em seu ponto de estrangulamento (chamado tenólise), onde há uma pequena incisão na palma da mão para fazer essa liberação.

Para realizar tais procedimentos relacionados ao tratamento de dedo em gatilho, é preciso procurar por um especialista em cirurgia da mão e que tenha um treinamento especifico nessa especialidade.

A SP Hand Center conta com profissionais capacitados para atender casos de dedo em gatilho, sendo um centro especializado em tratamentos para as mãos, onde abrange todas as etapas de tratamento para dedo em gatilho.